Saiba tudo sobre Colorimetria! Por que é tão importante?

A colorimetria é o estudo das cores naturais de pelos e cabelos nos seres humanos e da combinação de elementos para a modificação dessa cor.

Para a pigmentação das sobrancelhas, saber o seu princípio é extremamente importante para que possa chegar à cor ideal para cada pessoa, harmonizando com seu tom de pele e cabelos, e para que não proporcione resultados artificiais.

pigmentação_sobrancelha_colometria

Entenda a colorimetria e descubra a sua importância

Todas as cores são criadas a partir de três cores primárias: o azul, o vermelho e o amarelo. Elas são chamadas de primárias, porque não podem ser criadas a partir de outras cores; elas existem na natureza e também podem ser encontradas no nosso organismo.

O pigmento azul no nosso organismo é encontrado na eumelanina, o vermelho na tricosiderina e o amarelo na feumelanina.

Ao aplicar uma coloração em uma pessoa, é preciso levar em conta a coloração natural que ela já tem, pois em contato com as quantidades dos pigmentos naturais presentes no organismo, haverá uma modificação, e é por esse motivo que tinturas não ficam exatamente iguais em todas as pessoas.

Relembrando a combinação de cores que estudamos na escola, a mistura entre o azul e o vermelho, resultam no roxo. Misturando o vermelho com o amarelo, teremos a cor laranja. Já o azul com o amarelo, resultam em verde.

Logo, o roxo, laranja e verde, são cores secundárias, e a partir dessas, podemos criar cores terciárias.

Quando o objetivo é mudar o tom dos fios da sobrancelha ou corrigir para que a sobrancelha fique melhor destacada, bonita e natural, é a partir da mistura de cores que isso será feito.

Para exemplificar, imagine que uma sobrancelha está amarelada e o objetivo é neutralizar essa cor. A neutralização ocorre a partir do marrom e para chegar até ele, basta misturar a cor secundária violeta (ou roxo) com o amarelo.

Já para corrigir o tom alaranjado, usa-se a cor azul, que com o laranja, também resulta no marrom, que é a solução para a correção das cores.

Cada pessoa possui uma base de cor e podemos separá-las em dois grupos, que são as pessoas de base quente e as de base fria.

As pessoas de base quente normalmente são as de pele branca e as de cabelos loiros, e para ter certeza disso é preciso conhecer alguns fatores. Geralmente elas tem a mucosa labial em tom vermelho, assim como a aréola dos seios e que também ficam com a pele avermelhada quando tomam muito sol.

Enquanto que as de base fria ocorrem geralmente em pessoas de pele negra, quando a mucosa labial, a aréola e ao tomar sol é visível uma cor arroxeada.

Já as pessoas orientais, mesmo que possuam a pele branca, podem estar inclusas no grupo de base fria.

colometria

Como vocês puderam observar, conhecer os fundamentos da colometria é importante para o profissional saber qual ação tomar e quais cores escolher, além é claro, de ter técnica para a aplicação e possuir pigmentos de qualidade.

Para contribuir com a sua pesquisa sobre a colometria, separamos esse vídeo da Eliana Giaretta, onde ela explica como utilizar os pigmentos da Electric Ink. Confira:

Continue nos acompanhando também no facebook! Abraços e até a próxima!

2 comentários para “Saiba tudo sobre Colorimetria! Por que é tão importante?

  1. cleusa
    13 de maio de 2016 at 15:58

    eu gostaria de saber a combinação de cores que formm os tons de marrons e castanhos para não correr riscos na pigmentação

    • Jessica
      30 de dezembro de 2016 at 13:58

      Salva essa foto da estrela de osvald. Ta vendo que o marrom ta no meio? Pra chegar nele vc tem que unir as cores paralelas. Ou seja, as que estiverem uma de frente pra outra. Ex:a vermelho com a verde, a azul violeta com a vermelho castanho etc

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *